(31) 99327-5817 | (31) 99327-5817
Se você está pensando em construir ou reformar seu imóvel um dos cuidados que deve ter é na escolha e contratação de um arquiteto. Esse é o profissional que irá te ajudar a montar um projeto arquitetônico atendendo suas necessidades, além de também garantir a qualidade e segurança da obra.
Diversas pessoas deixam de contratar um arquiteto para sua obra por pensar que pode acabar saindo caro demais. No entanto, a maioria delas nem ao menos busca saber quanto custa o serviço desse profissional.
Nesse post, iremos falar sobre o que um arquiteto faz e qual o valor para contratar um. Veja.
O foco do arquiteto é projetar estruturas, porém, não é só isso. Na profissão de arquitetura e urbanismo, por exemplo, o profissional deve ser criativo para desenvolver construções e soluções para adversidades urbanas e melhorar a vida da sociedade.
Diferente do que alguns pensam, o serviço desse profissional é bem mais complexo. O profissional dessa área é capacitado para planejar, projetar, construir e organizar espaços tanto internos quanto externos conforme os mais diferentes critérios a serem levados em consideração por quem solicitou aquele projeto, tais como: tamanho, conforto, estética, funcionalidade etc.
Primeiramente, é importante levar em consideração alguns fatores antes de contratar um arquiteto. O valor do serviço desse profissional pode variar bastante. Isso pois há alguns aspectos a serem considerados no momento de determinar o preço final desse serviço.
Ter conhecimento sobre esses aspectos, sem dúvidas, vai te ajudar a compreender o orçamento do profissional e avaliar se ele é realista ou se está um preço, de certa forma, abusivo. A seguir, saiba quais são esses fatores.
Um dos fatores que interferem no orçamento deste profissional é o estado ou região do projeto a ser feito. Locais mais valorizados, onde os imóveis e obras têm valores mais altos, consequentemente, tendem também a apresentar uma média maior para esse serviço.
Ao orçar o serviço de um arquiteto, outro fator que também será levado em consideração é o metro quadrado. Obviamente, quanto maior o metro quadrado, mais caro será o serviço. Além disso, vale salientar que o preço do m² vai variar de região para região. Sendo assim, um projeto com a mesma metragem pode sair bem mais barato dependendo da região.
Projetos mais complexos e que vão exigir mais do profissional, também vão interferir no orçamento do arquiteto. Se o seu desejo é ter um imóvel diferenciado, planeje gastar um pouco a mais, pois certamente será preciso de uma mão de obra especializada para atender sua necessidade.
Se você quer ou precisa que sua obra seja finalizada rapidamente, consequentemente o arquiteto e sua equipe terão que trabalhar mais horas por dia e isso vai aumentar o orçamento, principalmente, se for preciso que os profissionais atuem no horário da noite, quando há adicional noturno.
Obras mais simples, obviamente, sairão mais baratas do que grandes obras. Isso porque, além de exigir mais experiência do profissional arquiteto, os materiais também irão sair mais caros.
Esse é um fator que deve ser levado em consideração não apenas para contratar um arquiteto, mas também outros profissionais. Quanto mais experiências eles tiverem, mais caro será o orçamento, pois, o profissional irá pensar nos gastos que teve com cursos de capacitações. Já os arquitetos que estão entrando no mercado agora, provavelmente, irão cobrar mais barato para obter um bom portfólio para o futuro.
Nossa marcenaria e vidraçaria em BH conta com profissionais de arquitetura capacitados. Para mais informações e orçamentos entre em contato com a JM Interiores BH.
© Vidraçaria BH e Marcenaria BH, otimizado para SEO por Lucas Ferraz.