(31) 99327-5817 | (31) 99327-5817
Primeiramente, você sabe o que um eletricista faz? Essa é uma das profissões mais importantes na nossa sociedade. Afinal de contas, a energia elétrica já não é mais uma revolução há um bom tempo e, atualmente, está presente no mundo todo. No mercado de trabalho, esses profissionais se tornaram fundamentais criando, mantendo e fazendo reparos nesses tipos de sistemas.
O que seria de nós sem energia elétrica? Acredito que nada, por esse motivo, essa profissão é tão fundamental para todos.
Para entender melhor qual o trabalho de um eletricista. Acompanhe nosso post.
O eletricista é considerado um profissional muito versátil pela sua série de habilidades.
Diferente do que muitas pessoas pensam, o papel desse profissional não é somente lidar com condutores e dispositivos elétricos. É preciso que ele esteja alinhado com uma série de conhecimentos e competências.
Antes de tudo, esse profissional precisa entender como gerenciar e lidar com o estresse diário por trabalhar diversas vezes em situações cansativas e perigosas.
A principal função do eletricista é fazer a implementação, manutenção e reparação de instalações elétricas, tanto em ambientes industriais como residenciais. Exercendo também a instalação, vistoria e conserto de dispositivos eletrônicos, elétricos e de redes de distribuição de energia.
Além disso, ele executa um papel fundamental, desenvolvendo tarefas que envolvem a montagem, ajuste, implementação, manutenção e conserto de vários aparelhos elétricos. Englobando desde equipamentos de segurança, painéis elétricos, fiação industrial e residencial, sistema de iluminação e aquecimento elétrico, até aparelhos de automação e controle de tensão.
De modo geral, há 3 áreas de atuação a serem seguidas por um eletricista: industrial, residencial e predial. Independente de qual ele escolher, será preciso executar tarefas como:
A manutenção, tarefa que grande parte dos eletricistas escolhe, é o conjunto de ações administrativas e técnicas com intuito de manter ou recolocar um elemento em um estado em que consiga exercer sua função adequadamente.
A divisão da área de manutenção pode ser feita da seguinte forma:
Além disso, é preciso que o eletricista esteja apto a montar pequenos projetos, como a implementação de energia elétrica de uma residência, e realizar dimensionamentos com intuito de fazer manutenções e instalações.
Por fim, é necessário também que ele esteja capacitado para inspecionar e vistoriar instalações, avaliando a segurança dos itens que compõem a instalação.
Trabalhar de forma autônoma como eletricista pode ser muito lucrativo. Além de ter conhecimentos, preparo e capacitação na parte elétrica, é preciso que o profissional também tenha outras habilidades.
Uma delas é saber lidar com o público, visto que grande parte será prestador de serviços em residências – então será necessário saber como responder as perguntas do cliente de maneira mais clara possível.
Além disso, o eletricista precisa saber elaborar um orçamento justo para ambas as partes e com tudo bem detalhado.
O eletricista deve valorizar o seu trabalho, mas também precisa provar ao cliente sua capacidade técnica.
Para saber o preço para contratar um eletricista, primeiramente, é necessário saber a sua demanda. Sendo assim, faça seu orçamento.
A JM Interiores BH é uma marcenaria e vidraçaria em BH que conta com especialistas na área. Entre em contato e faça seu orçamento para eletricista.
© Vidraçaria BH e Marcenaria BH, otimizado para SEO por Lucas Ferraz.